terça-feira, 26 de junho de 2012

Clássico das Multidões versão Sulamericana

Acho que o sonho corinthiano de conquistar uma libertadores tem que passar por sofrimento e dificuldades, como foi todo nosso caminho até hoje. Ainda nada está ganho, mas o Corinthians mostrou o como está forte. Para chegar a final, veio invicto, passou pelo atual campeão da Copa do Brasil e pelo atual campeão da Libertadores, que são ótimos times, mas fomos melhores. Só não precisamos ganhar do campeão brasileiro porque somos nós.

Qual pitada a mais de emoção poderia ter? Talvez ganhar do maior campeão da Libertadores??? Não, é um time médio somente que teve uma boa fase. O ideal seria ganhar do mais temido dos argentinos, o Boca.



Bom o que é mais popular que Corinthians e Boca Jr na América do Sul, nada, o clássico dos povos, dos que sofreram desde o início.

O Corinthians teve que se fazer de vitórias desde seu primeiro jogo para não sucumbir, teve que passar por uma fila de 23 anos para se provar e crescer como é hoje, teve que jogar brasileiros desde 71 para ganhar seu primeiro 19 anos depois, com um time de uma estrela, Neto, com bravos coadjuvantes como Tupãzinho, Mauro, Fabinho, Wilson Mano, Márcio, Ronaldo (o original) etc, para fazer o povo conquistar o Brasil pela primeira vez e pela primeira vez desbravar a América de verdade. Pela primeira vez, pois em 77, o Basílio já fez declarações que a Libertadores era um torneio que atrapalhava o foco no Paulista e queriam que acabasse logo. Em 91 encontramos nossos rivais de hoje pela primeira vez neste torneio, perdemos, o time fraco, mas aguerrido, de 90, não suportara o Boca Jr no seu primeiro embate.
O Corinthians jogou boas Libertadores em 99 e principalmente em 2000, caindo nas semis contra os porcos, foi dolorido pois eramos muito mais time e o confronto contra o Boca Jr fora adiado para agora, em 2000 ambos os times eram mais fortes que os de hoje, mas o nome de ambos só têm crescido o que torna o confronto ainda maior.

O Boca Jr teve como um dos seus primeiros uniformes uma camisa branca com linhas finas pretas, depois uma azul  com listras brancas. Diferentemente do Corinthians o inicio do Boca Jr foi de derrota, desafiado pelo time do bairro de Almagro que tinha uma camisa parecida e quem perdesse deveria trocar sua camisa, o Boca Jr perdeu e com isso deveria escolher novas cores, foram então ao porto no bairro da Boca e a bandeira do primeiro barco que entrasse definiria as novas cores, eis que um navio sueco chegou e deu origem as cores hoje tão tradicionais. Com origem humilde assim como o Corinthians, teve bons times em diversas fases de sua história, mas somente depois do Independente já consolidado como o maior vencedor de copas, tendo 7 conquistas da Libertadores no curriculum, que o Boca em 77 ganha sua primeira da América, ano que o Corinthians debutou na competição, e tomou gosto pela coisa, ganharam mais 5 depois disso.

Hoje o Poderoso Timão e o Temível Boca Jr se enfrentam pela América no clássico de duas das maiores torcidas do mundo, times tão populares que provocam a ira dos rivais, hoje o Boca é Brasil e o Corinthians é Argentina, e não há problemas nisso, o Boca já teve Iarley e Baiano, o Corinthians já teve Seba, Mascherano e o ídolo de ambos Carlitos Tevez.

Que sejam dois grandes jogos, que São Jorge esteja pronto para matar mais esse Dragão, que tenhamos força para cantar nos 180 minutos e que o título venha com todo suor e sofrimento que tem que ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário